terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Sobre o "Boas Vindas" da GNT

Hoje em dia, só nos meus melhores dias eu consigo assistir... Mas sempre gostei. Até que recentemente comecei a questionar algumas coisas:

- O número de cesáreas apresentadas no programa.
- 100% de partos hospitalares e 98% de intervencionistas.
- As desculpas mais absurdas e descaradas justificando as cesáreas.
- A falta de emoção e o modo qual o qual os obstetras falam com suas pacientes durante o parto.
- A passividade das parturientes. 

Ou seja a realidade dos partos no Brasil. Dificilmente me emociono. Sério. Foram pouquíssimos episódios que derramei uma lagriminha. Não consigo entender como é que chegamos à esse ponto. Como deixamos essa realidade se tornar comum?

Assista a  esse: são dois partos. Um natural, outro cesária. Mas mesmo no natural, eu realmente não gosto do modo com o qual a obstetra fala com a parturiente durante o trabalho de parto, é a médica que está mandando no parto. A justificativa da cesárea é bem questionável.

E esse, onde os dois são humanizados, o modo como o médico fala, a força, a participação. Dá para sentir! Veja a diferença.


Mas nada se compara com isso: 



Mas muita gente me diz, que quando eu engravidar, depois de tanta dificuldade, eu não vou nem me importar com o método que meu futuro filho irá nascer. Será? Será que especialmente por causa disso, por eu ter tido tempo de sobra para ler, me informar e ter cada vez mais certeza do que é o melhor e não vou saber tomar as melhores decisões? Vamos ter que esperar um pouco mais para as cenas de capítulo tão esperado.

2 comentários:

Carla disse...

ixi Gaby, eu acho esse programa um show de horrores. Não consigo assistir, me irrita!

Olha, eu penso ao contrário do que falam pra ti.
Acho que a gente tenta por tanto tempo, lê, se informa que é impossível aceitar o parto do jeito que é feito no Brasil.
A não ser que tu seja uma alienada, mal informada. E sei que não é!
Claro, que eu sou a doida do parto natural né hahahahaha
Se quiser conversar, to aqui cheia de assunto, evidências e informações :D

Ah! em fevereiro sai o DVD do Renascimento do Parto.

Bjs

Cris disse...

Bota show de horrores nisso, meninas!!! É terrível o modo como os obstetras de colocam, os argumentos e justificativas são rasteiros... Os obstetras brasileiros, em sua maioria, "perderam a mão".
Gaby, sou uma "tentante", querendo engravidar. Com tudo o que tenho estudado e hoje sei, não vou deixar ninguém tirar de mim a luta pelo parto humanizado. A gente sempre deve ter em mente que estamos sujeitas as REAIS indicações a uma cesariana, para isso, informação é fundamental. Também não abrirei mão de uma doula e sei que preciso contar com uma equipe humanizada. Procure por tudo isso e empodere-se!!!

ps: uma questão: que tanta dificuldade uma gravidez saudável pode trazer? Essa visão de que gravidez é um martírio precisa acabar! Não deixe que ninguém minimize seu desejo... ;)