terça-feira, 22 de novembro de 2011

EGGS ! Com Happy Chickens!!

Quando eu era pequena ganhei (junto com as minha irmã e 2 primas = logo 4 meninas) um pintinho cada uma na feira de Cães e Cia. (sim somos velhas, tks for reminding it).



 Achamos a coisa mais lindinha e lógeco, levamos os bichinhos amáveis para casa da vovó onde no século passado ainda se tinha quintais de terra pros bichinho ciscarem.
Papai, mamãe, vovó e titia acharam que os pintinhos iam morrer logo....mas com tanto amor e carinho os 4 viraram franguinhos e logo frangões. Daí passamos a ter medo dos ditos cujos, pois eles corriam atrás da gente!!! Vingativos eles.




Um dia, ao chegar na casa da vó, tinham apenas 3 frangões... um, segundo consta, havia  morrido. -> Havia frango ensopado na panela. Ficamos tristes, mas é a vida, e almoçamos felizes sem maiores suspeitas...

Outro dia o 3º frangão vingativo fugiu!!! Aqueles serelepes! -> havia frango no almoço.

E assim por diante todos os fragões, sadios e felizes foram-se indo... mas viveram fortes, felizes e cacarejando no ouvido alheio todo dia as 5:30 da madrugada. Mas foram felizes e cumpriram sua missão na terra: fizeram 4 menininhas bem fortinhas!!


Daí que lendo Jamie Oliver...

( Óh, Eu amo o Jamie Oliver!!!)

Eu leio sim os livros dele, e assisto seus programas. Adoro o modo com ele fala sobre as coisas simples da vida e como cozinhar deveria ser simples tb.

Me deparei com o causo do ovos de granja quando folheando um dos livros dele ele fala (nos lembra) de como as galinhas sofrem e são obrigadas a botar ovos. Onde elas vivem e em quais condições elas vivem... é triste.


Hoje só compro ovos de galinhas felizes. Happy  Chickens, como eram os meus frangões!! Vingativos, mas felizões!

Veja, já que elas vivem em penitenciarias para galinhas, que pelo menos elas tenham chance de banho de sol e uma terrinha pra ciscar e esticar suas perninhas e talvez, visita íntima. Dignidade. Que pelo menos elas possam ver a luz do sol!!!

Veja o vídeo do Jamie (em inglês) falando sobre as galinhazinhas:


Comer Para Crescer falou sobre isso essa semana. Foi esse blog (agora site) que me deu as ideias que tenho sobre alimentação até hoje. Minhas restrições vem, em parte, do que elas me ajudaram a entender.  Nugget, hamburguer pronto, refri, suco tang... tudo isso tem química demais, e acaba, sem a gente perceber, fazendo parte da nossa vida e intoxicando nossos organismos. Sem que a gente percebesse se tornaram "itens essenciais" na nossa dispensa.

Lembra que a vovó tinha que matar o frango (feliz e arrisco) se quisesse comer nugget...

E daí que tudo se junta: O excesso de consumo de industrializados, a química dada pro franguinhos crescerem mais rápido, galinhas botarem mais ovos pra virarem Nuggets e você garotinha, não precisar se esforçar muito e apenas assar mais uma das caixinhas práticas do seu empacotado freezer...

É ou não é um circulo vicioso?

Se esse é preço da "modernidade" não custa dar alguma dignidade às galinhas e franguinhos. às vacas, aos porcos e por aí vai.

É mais caro? É. É mais gostoso? É. Qual o preço da sua consciência? Cada um tem o seu.

Na vida, darling, você decide!

2 comentários:

Mariliz disse...

Eu procuro comer o mais natural possível, faz 5 anos que aboli refri e sucos de pózinho. Não como bolacha recheada e evito fritura.
Fiquei muito tempo sem comer carne vermelha, mas voltei - humpf, que desgoto que eu sou.
Mas que tem umas comidas práticas e gostosas, tem. Descobri uma costelinha ao molho barbecue da Seara, que pelamor!

Por que to falando tudo isso mesmo?
Ah, porque realmente, nós que decidimos! Aí que eu não tomo refri, mas me acabo na costelinha hauhauhauha...

hehehe

Bjão

Meisy disse...

Eu me acabo em tudo quanto é porcaria, super admiro quem consegue ser saudável, mas uma coca gelada e qualquer coisa que tenha muitas calorias me deixam mais feliz! hehe.. escolhas ne, e viva a praticidade! rs.. Ah, e meus pintinhos sempre morriam.. =(