segunda-feira, 4 de julho de 2011

Mundanças na Alimentação: Dieta para sempre.

Tava eu, lendo vários blogs, de várias pessoas quando me veio a ideia desse post; Alimentação.

Pode me considerar chata para cacete. Antes de ler o post;

Sim, também sou mortal e luto contra a balança. Antes do casamento pesava lindos (ainda que na época achasse muito) 58kg. HOJE a história é outra. Passei na balança para me pesar e saí com 63kg; MORRI.

Mentira, sabe que já nem ligo muito? Sei que estou saudável. Sei que minha alimentação é muito balanceada e minha médica me dá os parabéns cada vez que vê meu exames de sangue.

O que acontece: Há 6 anos (vejam 6 anos!!) venho mudando minha alimentação. Sim por causa do peso, mas mais do que tudo por causa da família que eu quero construir. Vejo muitas meninas, eu inclusive, querendo emagrecer antes de engravidar, cheias de planos, mas do que adianta se isso não se manter depois da gravidez? Como querer que nossos filhos se alimentem bem, se não temos esse comportamento?

É aquele velho ditado:  Faça o que eu digo, não faça o que eu faço.

Aí que o site: Comer para Crescer me ajudou pacas!! Lá encontrei informações (algumas chocantes) e decidi aos poucos mudar as coisas aqui em casa.

E fui mudando; veja a lista:

1. O primeiro item cortado, veja eu digo cortado da minha dieta foi o refrigerante. Demorou, mas há 6 anos não bebo mais. Nadinha. Neca de pitibiriba. Nothing. Nem um golinho. Bebo água, água de côco, suco de laranja, água com gás, mas não bebo refrigerante. E SIM, eu acho um crime quem oferece isso às crianças. Se for coca-cola acho um crime maior ainda! (sorry my best fried que ama coca-cola, se você ler isso.)



2. Depois foram os sucos em pó. Porque não são nem um pouco melhores do que o refrigerante. São cheios de açúcar, químicas e CORANTES. Péssimos para os pequenos e para nós tb! Sai de mim coisa ruim!! Daí que depois foram os sucos de caixinhas, cheios de espessantes e goma xantana. Aquele néctar, não é nectar porrra nenhuma. Leia os ingredientes e se surpreenda!




3. Logo em seguida foram TODOS os condimentos/temperos prontos, tipo Sazon e Caldo Knorr. Alguns tipos de shoyu também cortei. Olhe na embalagem, se conter Glutamato Monossódico, parabéns você acaba de consumir um realçador de sabor, um composto químico que abre suas papilas gustativas e faz vc "pensar" que a comida é mais gostosa. Além de inchar e aumenta a quantidade de sódio no seu corpo.



4. A partir daí cortei todos os alimentos prontos que continham o tal glutamato. E corantes. Disse adeus aos Nuggets, lazanhas, hamburguer congelado e pizzas prontas, molhos prontos, e o veneno: miojo.

5. O arroz virou integral.
6. O óleo de girassol;
7. O leite em pó desnatado.
8. O açúcar virou orgânico e cristal. Também troquei por sucralose no dia a dia.

9. A última mudança, foi inserir orgânicos na minha dieta: Passei a receber semanalmente uma cesta de orgânicos que peço por email!! SUPER PRÁTICO. Nunca mais fui à feira. Sementes de Paz é meu novo fornecedor de verduras e legumes. É mais caro, lógico. Mas recebo na minha casa, produtos livres de agro tóxicos e ainda tenho a chance de descobrir novas receitas com os itens que normalmente não compraria por vontade própria na feira. Gasto uma média de R$250 por mês nos orgânicos, não acho muito considerando o benefício para minha saúde!

10. Passei a me controlar. E a contar o que como. (mentira, agora dei uma parada e engordei 3kg!) Foi só contar a colheradas que coloco no prato para desaparecer com uns 4 kg! Coisa simples: 4 colheres de sopa de arroz, 2 de feijão, salada à vontade e uma carne média. Faça isso, e seus kilinhos vão embora. Prometo. Vou recomeçar já!

Ou seja. Tudo isso levou 6 anos. Não foi do dia para a noite. Fui descobrindo as tranqueiras que a indústria alímentícia coloca em seus produtos para que eles se pareçam mais gostosos e durem mais e isso foi me dando um nooojo... você já leu do que os Nuggets são feitos? Um crime à nossa saúde.

Detalhe, quando morei nos EUA, perdi 6kg. Sabe por que? (além de eu me exercitar mais) A comida lá passa por regras rígidas de controle de qualidade. Muitas coisa que é permitida aqui é PROIBIDA lá!! Lá não tive dor de estomago, aftas e nem inchasso. Tenho tudo isso aqui, temos a cultura do Sazon e muitas pessoas não sabem que ele é um veneno. De amor não tem nada. Eu lambia Sazon quando pequena e sofri minha vida toda com aftas terríveis. Lá fora, não tive nenhuma, nenhumazinha. Por que será?

Espero que essas dicas ajudem todas vocês e sirva de alerta sobre o que vcs estão ingerindo e por que a luta contra a balança é tão difícil....

Boa sorte! Lembrem-se o primeiro passo é o mais díficil, mas se vc não começar, a estrada vai ficando cada vez mais longa!

4 comentários:

Doce Espera disse...

Você é minha mais nova ídola!!! rsrsrs
menina... eu to numa luta sem fim com a balança... aix que coisa difícil!!!
Vou seguir algumas das suas dias (e seu blog!!! ADOREI) e acho que o resultado vem logo logo!!!

Bjokas

Maísa Amorim Pimenta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Meisy disse...

Menina, parabéns viu, eu cansei no primeiro item, amada coca gelada.. rs.. quem sabe eu adote algum desses itens.. Bjs

Mãe de Duas disse...

Gaby, obrigada pelo comentário lá no Mãe de Duas.
É isso aí, ser consciente sobre o que a gente coloca pra dentro do nosso corpo já é meio caminho andado para a reeducação alimentar duradoura!
Beijos
Priscilla