sábado, 13 de abril de 2013

Endometrite Crônica.

Finalmente chegou o dia da consulta com o Gineco. Já mencionei que agora me trato com um médico particular. A vida muda quando você paga. Minhas consultas são feitas com a maior calma e paciência, tudo é explicadinho, ele usa até um livro para me explicar melhor. Nada que R$360 não pague.

Bem, depois de anos no convênio e vivenciando aquelas consultas de 15 minutos... era óbvio que nenhum médico conveniado ia achar o problema. Não em 15 minutos.

O resultado da histeroscopia foi de Endometrite Crônica. Isso significa que eu tenho uma inflamação no endométrio, e que está lá faz muito tempo. É assintomático. Não sinto nada, não tenho corrimentos e o médico disse que o fato de eu tomar tanto antibiótico para curar a Sinusite pode ter mascarado os sintomas da Endometrite.

O tratamento é com antibióticos, 21 dias de medicação e teoricamente estaria curada. Marido também tem que tomar. A partir daí eu poderia tentar a inseminação ou mesmo tentar naturalmente.

Isso se....

Pois é tem um isso se... nada pode ser tão simples não é? Com um tratamento médico tão atencioso ele começa a pesquisar mais. E com tantas perguntas, a gente começa a prestar mais atenção no próprio corpo. E relatei ao médico coisas que eu nunca havia mencionado antes. Por exemplo o fato de eu ter cólicas fortes. Veja isso eu sempre disse a todos os médicos, ninguém fez nada... apenas me receitaram anticoncepcional, por anos.... E também o fato de eu sentir dor ao evacuar durante o período menstrual. Ou de eu nunca poder usar Tampax por sentir um incomodo/dor ao retirá-lo. Quando seu médico presta atenção em você, você começa prestar mais atenção em você mesma.

Bom esses sintomas que me acompanharam por anos, e que eu achava normal, podem ser causa de endometriose. E como toda tentante sabe, endometriose impede/dificulta a gravidez. Para diagnosticar essa doença é necessário fazer um exame mais detalhado. Um ultra-som endovaginal com preparo intestinal. Isso porque o Dr. acredita que minha endometriose esteja fora do útero e se aloje nas paredes do meu intestino, nos ovários ou até na bexiga. 

Ninguém NUNCA me pediu esse exame. E isso se deve também ao fato que poucos médicos realizam esse exame e, como nada é tão simples, muitos convênios não cobrem (isso eu acabo de descobrir), o meu também não. Custa R$400  contos.

Bom, para um update breve, estou a espera do telefonema do convênio. Em uma semana começo o tratamento com o antibiótico. 

Queria poder pensar que o médico está errado e que eu não tenho endometriose. Mas conheço meu corpo. E acho que esse é mesmo o problema.

Estou em frangalhos. Sinceramente. 


15 comentários:

Carla disse...

ai que merda isso Gaby! Mas é bem assim né, médicos ruins que fazem a gente perder tempo e tbm sempre os "se"
Te falei que a endometrite era bem mais fácil de curar né? Então espero que seja só isso mesmo.
Sabe eu tenho esses sintomas que tu falou, mas pra mim sempre foi normal isso e nunca dei bola. to enrolando pra fazer esse exame, com medo do resultado
Eu não sei o que te dizer, só que espero sinceramente que tu esteja errada.
Bjão

Amor desde infância disse...

Agora que vc tem o diagnostico correto! vc pode se tratar e conseguir seu positivo tem medicos que são incompetentes mesmo mais agora vc vai ficar bem... ah e para se distrair tem uma brincadeira la no meu blog para vc bjs!

Mariliz disse...

:(

É o que tenho pra hoje.

Amiga, pelo menos vc teve coragem de fazer o exame, foi lá, fez, tem seu diagnóstico e de tudo o que vc falou vimos que tudo é tratável.
Agora é só começar!

Fé, amiga.
Tô na torcida sempre.
Por você.
Por mim.
Por nós.

Natalia disse...

Oi Gabi tudo bem? Eu estava fuçando aqui na net e acabei te encontrando e me identificando muito com a sua situação. Eu tb tento engravidar há 4 anos e, após consultas e consultas, ate mesmo com médicos particulares, encontrei finalmente a santa medica que conseguiu encontrar o motivo de tanta demora par engravidar. Fiz a histeroscopia (que dor e aquela hein!!!) e fui diagnosticada com endometrite crônica. Agora farei tratamento com corticoides (5 meses)e doxiciclina por 10 dias. Espero que de resultado senão terei que fazer uma histeroscopia cirúrgica no ano que vem para solucionar definitivamente o problema. Mas e isto, como vc est a agora? Teve muita reação com os remédios?

dani disse...

eu tbm tento engravidar a 5 anos e descobri endometrite cronica. fiz o tratamento com doxiciclina e refiz a histero e estava tudo bem mas caho q por ser cronica ela voltou pois tenho sentido colicas no inicio da menstruação.
Natalia, o corticoide que vc toma é qual , meticorten?

Unknown disse...

Oi meninas...
Nossa, como me identifiquei aqui... Venho tentando ter um bebê há quase 2 anos, sofri dois abortos espontâneos inexplicados e há 2 semanas descobri através da histeroscopia que tenho endometrite crônica.. No mesmo dia fiz uma biopsia e estou aguardando o resultado... #Tensa!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Andrea Figueiredo disse...

Oi Roberta. Meu caso é mto parecido com o seu. Tb sofri 2 abortos espontâneos inexplicáveis. Numa 2a Videohisteroscopia descobri endometrite. Sinto muita cólica. To tomando antibiótico e antiinflamatório. Como vc se tratou? Conseguiu levar adiante nova gravidez?

Tentante3211 disse...

Meninas, tambem tenho endometrite cronica. O meu medico mandou fazer logo a histeroscopia cirurgica pq disse que só tomar medicação não adianta pq a endometrite volta. Mas custa 8500 reais...esperando pra ver se o convenio vai reembolsar alguma coisa...para eu poder fazer.

Tentante3211 disse...

Meninas, tambem tenho endometrite cronica. O meu medico mandou fazer logo a histeroscopia cirurgica pq disse que só tomar medicação não adianta pq a endometrite volta. Mas custa 8500 reais...esperando pra ver se o convenio vai reembolsar alguma coisa...para eu poder fazer.

Anônimo disse...

Minha vídeo histeroscopia tbm deu endometrite, meu sintoma era escapes constante. Tratei com doxiciclina mas por 7 dias. Segui isso q Dr mandou mas na net todos q vi tomou por muito mais tempo. Ela é a Dr q fez o exame disse q ñ precisa repetir esse exame mas agora no 2 ciclo após o tratamento tive um leve escape no meio do ciclo. Meu esposo ñ precisou tomar. Me sinto insegura e com vtd de fazer o uso pra nós dois por conta própria. Eu perguntei a Dr se ele ñ iria ter q tomar com medo da bactéria voltar p mim e ela disse q ñ por ñ se tratar de dst.

Tentante2016 disse...

Oi Tentante. Meu médico falou a mesma coisa, estou me tratando no RDO/SP. Acabei de receber o diagnóstico, ainda vou passar em consulta com a médica que irá fazer a cirurgia, você chegou a fazer? Teve resultados? Obrigada!

Suzi disse...

Oi descobri essa semana que tenho endometrite estou tentando engravidar estou tomando medicAção para a quarta fiv. O medico fez uma raspagem(injuria endométrial) e ia biópsia com o material retirado, fiquei triste ao saber disso. Ele disse que pode ser a causa de eu não ter conseguido engravidar nas outras tentativas ai me passou doxclina e disse que vou ter que tomar corticoide.E continuar com a fiv achei estranho e fiquei preocupada pois vou tomar tudo isso msm depois da transferência dos embriões, estou com a cabeça a mil.

Suzi disse...

O seu deu certo?

Tentante2016 disse...

Oi Suzi, então, fiz a cirurgia (histeroscopia cirúrgica , que é essa injúria/raspagem endometrial) em
Julho de 2017, pouco depois de ter postado aqui. Eu e meu marido tomamos um ciclo de antibióticos. Além disso, tb fiz aplicação de intralipid, e também estou em uso de corticoide, desde agosto, tomo uma dose baixa diariamente. A biópsia do endométrio serve pra ver se vc tem endometrite mesmo, e também pra medir suas células NK. Até agora co tomou em tratamento, em agosto, no mês seguinte após a cirurgia, tive uma gestação química, infelizmente ainda não consegui engravidar, vou partir para FIV em janeiro.