domingo, 30 de junho de 2013

Curetagem X Conduta Expectante;

Cada um sabe de si. Cada um sabe do que é capaz; Eu não era capaz de esperar. 

A Conduta Expectante nada mais é do que esperar a expulsão natural do embrião pelo corpo. Isso pode levar algum tempo. De dias até semanas. Por segurança se espera até 2 semanas para que não haja risco de infecções. A partir do momento que a expulsão começa aguarda-se por volta de uma semana, faz-se um ultra-som para verificar se foi tudo expelido. Assim sendo, a vida segue. Caso ainda haja algum resquício é feita a curetagem. Se por alguma razão o corpo não expelir o saco gestacional em até 2 semanas a curetagem é agendada da mesma forma.

A Curetagem é a raspagem dos tecidos do endométrio feita em ambiente cirúrgico e sob o efeito de anestesia geral e Raquidiana. Antes do procedimento cirúrgico é colocado 2 comprimidos de MISOPROSTOL, conhecido também como CITOTEC. Meu médico disse que era para amolecer o colo do útero. 3 horas após colocar a medicação eu teoricamente deveria ter começado a sangrar, mas nada aconteceu. Meu corpo realmente não queria expulsar aquele bebezinho. A Curetagem tem seus riscos e custos. Um dos riscos é o de uma perfuração do útero. Normalmente se fica internada um dia no hospital. Eu estava liberada no dia seguinte para trabalhar. Um pouco de dor nas costas por causa da anestesia. 
Para ser sincera não é a coisa mais fácil de fazer. Cheguei no hospital, dei entrada pelo PS. Demorou. Bastante. E ficar no PS cercada por gestantes apreensivas, com suas barrigas gigantes e o som dos batimentos cardíacos dos bebês alheios é extremamente angustiante. Passar a noite ouvindo bebês chorando, aquele chorinho que mais parece um gatinho miando, te faz querer sair correndo e consolar aquele choro. Passar pelos corredores e ver portinhas decoradas e avós babões, é de cortar o coração. Mas é mais rápido. Semanas esperando, ver o sangue, e eventualmente ver o embrião cair na privada, acredito não ser fácil, nada fácil; 

Não há nada fácil em nenhuma das situações... não há; Mas sabe, conhecimento e esclarecimento fazem as coisas menos difíceis. Ter alguém do seu lado, durante todo o processo, falando assuntos diversos, tirando sua cabeça daquela situação é essencial. Meu pai estava comigo durante esse processo, e ele conseguiu me fazer esquecer a tristeza por algumas horas. Foi um alívio.  Abstrair foi a chave para passar por isso com menos dor, com menos trauma. 

Um final de semana de filmes e pijama, ajudou também. E falar abobrinha funciona viu. Mas da mesma forma, se dê a chance de chorar. De se isolar. Do luto. Mas a todo momento eu me lembro que não é o fim. 

É um recomeço.


Nenhum comentário: