segunda-feira, 13 de maio de 2013

Endometriose - O diagnóstico.

Depois de 1 ano e 8 meses tentando gerar um filho e sem sucesso. Depois de 3 médico e inúmeros exames. Depois de tantas dúvidas e incertezas finalmente temos um diagnóstico:

Endometriose.

Eu nunca soube que tinha, apesar de desconfiar. Nenhum médico jamais mencionou a possibilidade de eu ter esse problema. E eu segui vivendo.

Foi necessário ser ouvida para ser diagnosticada. Precisou de paciência e muitos emails trocados entre mim e o médico. Ele me ouviu. Ele prestou atenção em  mim. Ele considerou cada detalhe. 

Foi num exame simples, um ultra-som com preparo intestinal detectou pontos de endometriose na minha cavidade abdominal. Por vários motivos (aqui se entende melhor) isso pode levar a infertilidade. No meu caso, a endometriose pode ter causado cicatrizes nas trompas e isso faz com que elas não se movam no ritmo adequado, sendo assim o óvulo, mesmo que fecundado, chega no tempo errado no endométrio.

Foi um choque é claro. Já chorei  muito. Mas me conformei. Agora eu tenho um diagnóstico. Agora eu sei.

Meu médico indicou a fertilização em vitro. Eu não estava preparada para isso. Nem financeiramente, nem emocionalmente. Não é fácil entender que seu filho não será concebido num ato de amor e sim num laboratório. Me sinto como se eu estivesse comparando um filho. E isso soa capitalista demais.

Ainda estou absorvendo tudo isso. E ainda não decidimos se vamos fazer o procedimento ou não. Estou aguardando o laudo do meu médico e as indicações dele.

Aceito sugestões.

2 comentários:

Helena disse...

Oi Gaby!
Apesar da descoberta da endometriose, que bom que chegou, enfim, a um diagnóstico.
Eu tb descobri a endometriose depois de um quase 2 anos tentando engravidar. Fiz a vídeolaparoscopia, fiquei livre da endo, mas ainda não engravidei por outros motivos.
Essa doença é uma droga, e é difícil achar um médico que consiga diagnosticá-la. Vc já deu um grande passo.
Conheço muitas pessoas que tiveram endo e conseguiram engravidar. Fique calma!
Te desejo muita boa sorte!!!
Bjs!

V. disse...

ola,

infelizmente a FIV nao é certeza de estarmos com bebê no colo....eu nao tenho endometriose, transferi um embriao perfeito apos cgh, tudo estava perfeito.... tenho 31 anos e nao engravidei.... e naturalmente ja engravidei duas vezes, mas perdi....vai entender...

acho que vc deveria tratar a endometriose antes de qualquer coisa, indo pra fiv ou nao...trate ela primeiro... tem muitas meninas que tratam e conseguem naturalmente...

boa sorte pra vc...boa sorte pra nós.... vamos realizar nosso sonho sim!!!

bjus