quarta-feira, 20 de julho de 2011

Reformando o Lar

Sim, caras colhegas... eu jurei que nunca ia fazer reforma na vida. Vai, burra, com mania de menina rica-nascida-em-berço-de-ouro.

A questão é: passei a pré-adolescência e adolescência numa reforma. Me casei, saí de casa (não na mesma ordem) e a porcaria da casa ainda não estava terminada.

Já almocei comida com pó de mármore e tb já fiz coco no buraco do cano, pq a privada ainda não estava instalada. Já dormi na edicula dos fundos (do lado de fora da casa) com a minha irmã, pq nosso quarto ainda não estava pronto. Os pedreiros dividiam a mesa do almoço com a gente!! Quase parte da família depois de tanto tempo!

Envernizei mais de 2.000 (mil, isso mesmo, mil) telhas, pq papai queria economizar mão de obra. (serviço escravo-infantil, vejam só!)

Lixei e envernizei portas e janelas. Resumindo, TRAUMATIZEI, colega.

Aí, sempre pensei que compraria uma casa pronta e que nunca iria ao Casa e Construção de novo na minha vida.

Como a vida é cheia de desilusões, o único apartamento que pude comprar era da década de 60. Foi comprado na planta, por uma velhinha que conseguia ser mais velha que o prédio. E a senhorinha NUNCA reformou o apê. Veja que beleza, original de fábrica, único dono;

Bebi alguns meses água com ferrugem, e lavei roupa sem tanque; (não pergunte, tb não sei como se lava roupa sem tanque). Aí, cuspi pra cima e tomei coragem e fui à reforma. COMIGO DENTRO do apê!!!! Lindo. Quase uma poesia aquelas poerinhas na minha cama fazendo cosquinha na minhas costas.... lindo.

Nem preciso dizer que quase surtei, preciso? Nem que comecei terapia depois de sofrer horrores com a incompetência dos construtores civis. (pedreiros no caso).

Mas como a gente é gente simples, a grana só deu para metade do apê. Cozinha e lavanderia. Partes que eram bem urgentes, não dava mais pra ficar se tanque e com água e ferrugem na comida.

 Vejam como era:



Cozinha








Cozinha
de outro ângulo, lógico...

Sala


Depois de muita grana e sofrimento e comer poeira, dormir com poeira e tomar banho com a maldita poeira:

Ficou assim:

Sala com cozinha americana.

Vista da sala, a planta que vc vê, morreu!


Vista da cozinha para a sala.
Curtiram?? Ficou charmozinho, mas não vou mentir, deu um trabalho do cão. jesuis...quase #pireinabatatinha.

Mas ficaram as dicas:

1- Faça uma planilha com tudo que você pretende fazer;
2- Faça orçamentos de quanto vai custar essas coisas;
3- Veja se o valor final bate com o $$ que você supostamente guardou.
4- Compre tudo, se possível, próximo à sua casa. Se der merda, vc pode ir lá xingar o cara sem ter que cruzar a cidade para isso.
5- O barato, normalmente, sai caro. Compre coisas de boa qualidade, desconfie de diferenças absurdas de preço. (meu marceneiro manda lembranças, uí)
6- Não viaje na batatinha se vc não for arquiteta.
7- Se você não sabe do que seu pedreiro está falando, questione.
8- Depois de questionar ligue pro seu pai, ele sempre sabe mais.
9- Se possível, faça a reforma SEM você la dentro. (você economizará dinheiro da terapia depois, juro).
10- Não escute seu marido. A casa é sua! he he he... (tá escute, mas só um pouquinho...)

E garanto, no final, vale a pena. A sensação de que a casa é sua, é M A R A V I L H O S A.

Em Outubro vai rolar o 2º round da reforma. Quartos, sala e banheiro. E eu.... to mergulhando de cabeça no novo projeto! Já estou orçando algumas coisas para ver se vai dar para fazer tudo!!!

Desejem-me sorte!

Ah, Claro que eu estou participando do sorteio de lançamento do Minha Mãe que Disse!!

Nenhum comentário: