domingo, 8 de dezembro de 2013

Indução Medicamentosa - Aborto Retido.

Dessa vez, como havia menos de 6 meses da última curetagem optamos por tentar a indução medicamentosa. 

Indução Medicamentosa é quando se utiliza medicamentos  abortivos para forçar a saída do embrião. No caso, o medicamento mais utilizado é o Misoprostol (Citotec). A venda em farmácias desse produto é ilegal, mas em hospitais ele é utilizado para casos como o meu de Aborto Retido. Na primeira vez que isso aconteceu, o medicamento foi utilizado para amolecer o colo do útero e facilitar a curetagem, ficou lá por umas 4 horas e eu não senti nada. 

Dessa vez foram colocados os mesmos 2 comprimidos de 4 em 4 horas. Foram preciso 3 dosagens para que eu expelisse o embrião de 8 semanas. 

Sinceramente, depois da noite que passei, só mesmo muito desespero para fazer isso sozinha e sem aparo médico.

Foi muita dor, muita mesmo. Tanta dor que por muitas vezes eu pedi para desistir. Eu pedi, mas dessa vez, marido do meu lado, fez massagem, segurou minha mão, chorou junto. Só mesmo com suporte para passar por isso. Me deu muita, mas muita pena de quem faz isso sozinha.

Foram  quase 12 horas de procedimento. Foi aplicado medicamentos para aliviar a dor, mas óbvio, assim como num trabalho de parto, a dor, vai e volta.

A melhor coisa foi quando a dor aliviava um pouquinho eu ia me movimentar. Andei pela sala, agachava, fazia força. Já de manhã, levantei da cama, e agachei no chão. Pus a comadre entre as pernas e fiquei ali por um tempo, apoiei na cama, e comecei a fazer força. Começou a sair umas pelotas e de repente, sem que eu esperasse, saiu o saco gestacional inteirinho. Do tamanho de um caroço de manga. Sem dor. E que alivio que vem depois! Não, não foi um choque ver. Foi uma alívio, uma sensação de dever cumprido, de vitória.

Escolhi passar por isso para não ter que ir ao centro cirúrgico mais uma vez. Duas curetagens em menos de 6 meses, não seria bom. Ainda tenho que esperar mais 5 dias para descartar a chance de fazer a curetagem. ainda tem membranas a serem expelidas, mas sei que isso se resolverá também.

E assim seguimos. Certamente descarto a possibilidade de continuar tentando. Vamos agora no fim do ano viajar e quando voltarmos faremos todos os exames para ter certeza de que isso não acontecerá de novo. Preciso de um tempo agora, meu corpo precisa descansar.

São 2 anos e 3 meses de tentativas. Mas eu ainda não desisti....


2 comentários:

Helena disse...

Gaby,
Vc é uma mulher forte e sua luta não ficará sem vitória, tenho certeza!
Desejo todo conforto para seu coração!!!
Sim, sim... agora é hora de dar um tempo, viajar, e principalmente investigar mais.
Desistir não. Eu tb esperei anos.
Seu bebê ainda virá!!!
Estou torcendo muito por vc!!!
Beijão

Em Nome dos Pais de Múltiplos disse...

Ahhh, não... Não... Li seu comentário no meu cafofo e não acreditei que era você, Gaby :(. Ah, não... Pff.. Tô até respirando com vocês... Mas olha só, pensamento positivo, abrace essa ideia e não parem. Jamais. Alimentem a vida e sigam em frente. Minha esposa sempre soube que Mateo "não estava o suficientemente forte... Acho que eu também sabia, mas preferi pensar no positivo... Bençãos a vcs, paz e luz. bjs